Páginas

14 de dezembro de 2011

Leitura Diária" Dez Tribos Seguem Jeroboão" (14/12)

I Reis 12:16-24

16 - Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Ás tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
17 - No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão.
18 - Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém.
19 - Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.
20 - E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá.
21 - Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão.
22 - Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo:
23 - Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao restante do povo, dizendo:
24 - Assim diz o SENHOR: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do SENHOR, e voltaram segundo a palavra do SENHOR.

5 comentários:

  1. O Pecado é uma coisa tão séria, que se as pessoas tivessem a total visão das consequências pecariam menos.

    Pelo pecado de Salomão toda uma descendência sofreu.

    Nos dia de hoje acontece a mesma coisa. Uma traição gera uma criança, que faz separar o casal, que traz problemas psicológicos pro filho ou traz um aborto, que gera problemas pra mulher, e muito mais.

    Será realmente que pecar vale a pena?

    Não simplesmente porque devemos obedecer a Deus, mas porque se trata de qualidade de vida.

    SER SANTO É SAUDÁVEL!

    ResponderExcluir
  2. Lido este texto da Bíblia sagrada, recordo das escrituras quando diz que casa dividida não prospera e vemos também a desfeita do rei, quanto aos personagens mais experientes, dando muita credibilidade exagerada e pedindo apoio somente dos neófitos, com contagiando toda a congregação, e foi preciso DEUS determinar para não lutarem contra si.
    E importante que sejamos justo. não fazendo acepção de pessoas.

    ResponderExcluir
  3. A desobediência de Salomão resultou no desmoronamento espiritual de toda a nação de Israel, tornando inevitável o juízo severo de Deus contra o pecado.

    Roboão recebeu de herança do seu pai o descontentamento geral e uma paz conturbada e que gerou uma inimizade a ponto de quase haver uma guerra entre eles, que não aconteceu por intervenção de Deus.

    Todo o povo de Israel sofreu as consequências do pecado de Salomão e infelizmente quando pecamos, afetamos não só a nossa vida com Deus, mas toda a sua Igreja. Ela se divide, enfraquece e quem ganha com o pecado é só o diabo.

    “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo,vosso adversário,anda em derredor, bramando como leão,buscando a quem possa tragar.” I Pedro 5:8

    ResponderExcluir
  4. A desobediência causa divisão.Por causa de Salomão o reino foi dividido, restando a casa de Davi somente Judá a maior tribo e Benjamin a menor. Por amor de Davi, Deus não permitiu que Israel ficasse sem nada. Por causa da idolatria de Salomão, seus filhos tambem se desviaram e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Como pais devemos dar o exemplo para que os nossos filhos sigam os caminhos do Senhor. Pv 22:6 diz...Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes permanecemos no pecado simplesmente pelo fato de saber que a misericórdia do Senhor dura para sempre, só não podemos esquecer que o tamanho do nosso comprometimento com Deus, será o tamanho do comprometimento Dele conosco. Esse texto deixa bem claro quantas consequências sérias o pecado atrai para a nossa vida.
    Minha oração é para colocarmos o Senhor acima de todas as coisas, para que Ele seja o nosso escudo e fortaleza, nos livrando de todo mal.

    ResponderExcluir