Páginas

6 de fevereiro de 2012

Leitura Diária " Natã, o Profeta, Repreende a Davi " (06/01)


2 Samuel 12:1-14

12.1   O SENHOR Deus mandou que o profeta Natã fosse falar com Davi. Natã foi e disse: — Havia dois homens que viviam na mesma cidade: um era rico, e o outro era pobre.

12.2   O rico possuía muito gado e ovelhas,
12.3   enquanto que o pobre tinha somente uma ovelha, que ele havia comprado. Ele cuidou dela, e ela cresceu na sua casa, junto com os filhos dele. Ele a alimentava com a sua própria comida, deixava que ela bebesse no seu próprio copo, e ela dormia no seu colo. A ovelha era como uma filha para ele.
12.4   Certo dia um visitante chegou à casa do homem rico. Este não quis matar um dos seus próprios animais para preparar uma refeição para o visitante; em vez disso, pegou a ovelha do homem pobre, matou-a e preparou com ela uma refeição para o seu hóspede.
12.5   Então Davi ficou furioso com aquele homem e disse: — Eu juro pelo SENHOR, o Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto!
12.6   Ele deverá pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa tão cruel!
12.7   Então Natã disse a Davi: — Esse homem é você. E é isto o que diz o SENHOR, o Deus de Israel: “Eu tornei você rei de Israel e o salvei de Saul.
12.8   Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. E, se isso não bastasse, eu lhe teria dado duas vezes mais.
12.9   Por que é que você desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias, o heteu, fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e então ficou com a esposa dele!
12.10   Portanto, porque você me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, sempre alguns dos seus descendentes morrerão de morte violenta.
12.11   E também afirmo que farei uma pessoa da sua própria família causar a sua desgraça. Você verá isso quando eu tirar as suas esposas e as der a outro homem; e ele terá relações com elas em plena luz do dia.
12.12   Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.”
12.13   Então Davi disse: — Eu pequei contra Deus, o SENHOR. Natã respondeu: — O SENHOR perdoou o seu pecado; você não morrerá.
12.14   Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo SENHOR, o seu filho morrerá.

3 comentários:

  1. Davi cometeu pecado de adultério e se arrependeu com arrependimento verdadeiro e não remorso.Reconheceu que havia pecado contra o Senhor não ficou dando desculpas ou acusando outras pessoas pelo seu erro.Porém isso não o livrou das consequências graves do seu pecado.

    Deus é bom e misericordioso,é um Deus perdoador...
    A sua palavra nos ensina que Deus ama o pecador,mas odeia o pecado.
    Portanto devemos vigiar...observar e aprender...

    ResponderExcluir
  2. A misericórdia do Senhor é algo incompreencível. Não tem como entender.

    Deus nos dar amor, resolve nossos dilemas e problemas, nos ensina, mostra nosso erro, e mesmo assim quando pecamos e nos arrependemos Ele nos acolhe e nos ensina com aquele erro.

    Davi é o exemplo claro disso. Ele pecou de maneira sórdida mas quando se arrependeu Deus o perdoou. E mais incrível ainda, Deus usou aquele pecado para abençoar Davi. Com aquela punição Deus mostrou a Davi as consequências do pecado, e que sempre é melhor servir a Deus.

    Amor igual a esse não ha

    ResponderExcluir
  3. O mesmo Deus de Amor é o Deus de Justiça e não compactua com o erro, Ama o pecador livrando da morte porem abomina o pecado possibilitando que viva dias de luta por um erro cometido contra o Senhor. Como numa linda cançao q diz: " Mesmo na tribulação, confusão, dias dificeis de choro e solidão sempre haverá uma porta aberta, resposta certa livramento especial..."

    ResponderExcluir