Páginas

3 de janeiro de 2012

Leitura Diária " Deus Manda Jeremias falar a jerusalém" (03/01)"


Jeremias 2:1-19

2.1   E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2.2   Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da beneficência da tua mocidade e do amor dos teus desposórios, quando andavas após mim no deserto, numa terra que se não semeava.

2.3   Então, Israel era santidade para o SENHOR e era as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.

2.4   Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel.

2.5   Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos?

2.6   E não disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava, e na qual não morava homem algum.

2.7   E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas, quando nela entrastes, contaminastes a minha terra e da minha herança fizestes uma abominação.

2.8   Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.

2.9   Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o SENHOR; e até com os filhos de vossos filhos pleitearei.

2.10   Porquanto, passai às ilhas de Quitim e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se sucedeu coisa semelhante.

2.11   Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.

2.12   Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR.

2.13   Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

2.14   Acaso é Israel um servo? Ou um escravo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa?

2.15   Os filhos de leão bramaram sobre ele e levantaram a sua voz; e puseram a sua terra em assolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas.

2.16   Até os filhos de Nofa e de Tafnes te quebraram o alto da cabeça.

2.17   Porventura, não procuras isso para ti mesmo, deixando o SENHOR, teu Deus, no tempo em que ele te guia pelo caminho?

2.18   Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito, para beberes as águas de Sior? E que te importa a ti o caminho da Assíria, para beberes as águas do rio?

2.19   A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao SENHOR, teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o Senhor JEOVÁ dos Exércitos.

5 comentários:

  1. O que leva alguém a deixar um Deus onipotente para adorar madeira e ferro?

    Foi o que Israel fez. Deixou um Deus supridor, exclusivo, que os amava e se entregaram a deuses fracos, q não tem poder pra guarda-los.

    Achamos isso um absurdo, mas as vezes fazemos a mesma coisa. Quando nos entregamos ao pecado, ou quando desistimos de confiar, ou até quando amamos mais as coisas terrenas.

    Deus nos chamou para estar do Seu lado, compartilhando Seus sonhos e nossos sonhos , contando nossas insatisfações ou nossos medos, expondo nossa fragilidade; mas exclusivamente pra Ele.

    DEUS É O ÚNICO CAPAZ DE MOVER SITUAÇÕES AO NOSSO FAVOR

    ResponderExcluir
  2. O que fazes com a terra que o Senhor ti concedeu? Tens aceitado coisas vans? O que tens permitido ser ministrado são coisas Céus? Porque tens procurado outros mundos, se o que nosso Deus nos deu é a melhor terra. O que mais destrói essa terra maravilhosa é o pecado, então fuja da presença do mau.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos nos deixar levar pelas coisas do mundo, nos deixar encantar por coisas tangíveis e nos esquecermos do único que é realmente por nós.
    Deus nos supre quando necessitamos, e temos que dar Glorias quando estamos fartos de suas bençãos, obrigado Senhor por cada detalhe.

    ResponderExcluir
  4. Israel era infiel ao Senhor e o desprezava preferindo beber águas de outros rios.
    Precisamos entender que Deus deseja que sejamos fiéis somente a Ele,pois apenas Deus pode nos dar de beber porque Ele é a verdadeira fonte de água viva.

    ResponderExcluir
  5. Israel continuava em altos e baixos na adoração, ora se virava para o unico Deus verdadeiro, ora se deixava levar pelos falsos deuses e seus baalins.Como conhecer esse Deus Grandioso em obras e Misericordia, participar ativamente de seus milagres e maravilhas, e depois se afastar...
    Oração: Senhor que o brilho e as riquezas deste mundo se apaguem dinate de mim, que os meus olhos possam sempre contemplar a tua formosura, pois é Deus Fiel.

    ResponderExcluir