Páginas

7 de janeiro de 2012

Leitura Diária " A Botija Quebra - A Ruina de Jerusalém" (07/01)


Jeremias 19:1-15

19.1   O SENHOR Deus me disse que fosse comprar um pote de barro. Disse que levasse comigo algumas autoridades do povo e alguns sacerdotes mais velhos

19.2   e fosse ao vale de Ben-Hinom, na entrada do Portão dos Cacos. Ali eu devia anunciar em voz bem alta a mensagem que ele ia me dar.
19.3   Deus me mandou dizer o seguinte: — Reis de Judá e povo de Jerusalém, escutem o que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, vou dizer. Vou fazer cair sobre este lugar uma desgraça tão grande, que todos os que ouvirem falar dela ficarão horrorizados.
19.4   Vou fazer isso porque o meu povo me abandonou e profanou este lugar, queimando aqui incenso a outros deuses. Mas nem esse povo, nem os seus antepassados, nem os reis de Judá sabiam nada a respeito desses deuses. Essa gente encheu este lugar com o sangue de pessoas inocentes
19.5   e construiu altares para o deus Baal, a fim de queimar os seus filhos no fogo, como sacrifício. Eu não dei ordem para isso, não falei disso e nunca pensei nisso.
19.6   Por isso, eu, o SENHOR, digo que chegará o tempo em que este lugar não se chamará mais Tofete nem vale de Ben-Hinom e sim “vale da Matança”.
19.7   Neste lugar, destruirei todos os planos do povo de Judá e de Jerusalém. Deixarei que os inimigos os derrotem e os matem na batalha. Darei os corpos deles como alimento para as aves e as feras.

19.8   Destruirei esta cidade de modo tão terrível, que cada um que passar por ela ficará espantado e horrorizado ao ver tudo o que aconteceu.
19.9   Os inimigos cercarão a cidade e procurarão matar os seus moradores. O cerco será tão terrível, que a gente que vive em Jerusalém comerá a carne dos seus filhos e filhas e devorará os seus próprios vizinhos.
19.10   Então o SENHOR me mandou quebrar o pote na frente dos homens que haviam ido comigo.
19.11   E mandou dizer-lhes que o SENHOR Todo-Poderoso tinha dito o seguinte: — Como se quebra um pote, e ele não pode mais ser consertado, assim eu quebrarei este povo e esta cidade. Os seus mortos terão de ser sepultados até mesmo em Tofete, pois não haverá outro lugar para sepultá-los.
19.12   Tratarei esta cidade e os seus moradores assim: farei com que ela fique como o vale de Tofete. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.
19.13   As casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá ficarão imundas como o vale de Tofete. Também ficarão imundas todas as casas onde queimaram incenso no terraço para adorar as estrelas e onde derramaram bebidas como oferta a outros deuses.
19.14   Então voltei de Tofete, onde o SENHOR me havia mandado anunciar a sua mensagem. Fui ao pátio do Templo, fiquei de pé ali e falei a todo o povo
19.15   que o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, tinha dito o seguinte: — Vocês são teimosos e não querem ouvir o que eu digo; por isso, farei cair sobre esta cidade e sobre todos os povoados vizinhos toda a desgraça que prometi.

4 comentários:

  1. Chegou a hora do cumprimento do que o Senhor tinha falado que aconteceria. O Senhor anunciou várias vezes, mas Israel não se importou e continuou no pecado.

    Deus sempre nos exorta e nos dá um tempo antes do castigo.

    É como o pai que fala ao filho que aquilo não estar certo por várias vezes. E se o filho continua no erro ele o castiga.

    Isso é amor de Pai.

    Deus nunca quis destruir Israel, mas preserva-lo.

    ResponderExcluir
  2. O Senhor em sua palavra diz que não tem prazer na morte de um pecador, mas o afastamento da cobertura da unção do Senhor acarretará consequencias, a ponto de estar na lama e ainda assim por a culpa em Deus, pastores, líderes menos nelas mesmas. Não vamos acender a íra do nosso Deus, antes vamos teme-Lo, obedece-Lo, ama-Lo e adora-Lo pois Ele é o autor da nossa vida

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que se passa o Senhor vêem cumprindo sua Palavra.. as horas, dias, meses e anos tem se passado rapidamente, da mesma forma que o Senhor através da vida de Jeremias exortou a cidade de Jerusalém, Deus através de pastores, líderes, membros nos exorta a cada dia. O Senhor ama o pecador não ama o pecado. Temos que todos os dias nos converter do nosso mal caminho...E agradecer a Deus pela sua misericórdia que se renova a cada manhã.

    ResponderExcluir
  4. O Senhor nos ensina que devemos tratar as coisas de Deus com muito temor(respeito).Aquele povo havia profanado o templo do Senhor e viviam no pecado.
    Somos igreja do Senhor e templo do Espírito Santo não podemos agir como quando eramos "ignorantes."
    Praticando os mesmos pecados,voltando ao velho homem quebrando a aliança que temos com o Senhor fazendo aliança com coisas do mundo ou pessoas que não tem compromisso com Deus,para que depois não venhamos sofrer as consequências de nossos atos principalmente em relação a nossa salvação.

    ResponderExcluir