Páginas

14 de janeiro de 2012

Leitura Diária " Elias Apresenta-se Diante de Acabe" (14/01)


1 Reis 18:1-19

18.1   Algum tempo depois, no terceiro ano da seca, o SENHOR Deus disse a Elias: — Vá apresentar-se ao rei Acabe, pois eu vou mandar chover.

18.2   Então Elias saiu para se apresentar a Acabe. A falta de alimentos era muito grande em Samaria,
18.3   e por isso Acabe mandou chamar Obadias, o administrador do palácio. (Obadias era um fiel adorador do SENHOR Deus
18.4   e, quando Jezabel estava matando os profetas do SENHOR, Obadias escondeu cem profetas em dois grupos de cinqüenta em cavernas e providenciou comida e água para eles.)
18.5   Acabe disse a Obadias: — Vamos dar uma olhada em todas as fontes e em todos os leitos dos riachos da nossa terra a fim de ver se achamos capim suficiente para conservar vivos os cavalos e as mulas. Pois pode ser que a gente não tenha de matar os nossos animais.
18.6   Eles combinaram que parte da região cada um devia examinar e saíram, cada um para o seu lado.
18.7   Obadias estava no caminho quando, de repente, se encontrou com Elias. Ele reconheceu Elias e se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e perguntou: — É o senhor mesmo? É o meu senhor Elias?
18.8   — Sim, eu sou Elias! — respondeu o profeta. — Vá dizer ao seu patrão, o rei, que eu estou aqui.
18.9   Mas Obadias disse: — O que foi que eu fiz para o senhor querer me pôr em perigo de ser morto pelo rei Acabe?
18.10   Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que o rei mandou procurá-lo em todos os países da terra. Sempre que um rei mandava dizer que o senhor não estava no país dele, Acabe pedia a esse rei que jurasse que não havia sido possível encontrá-lo.
18.11   E agora o senhor quer que eu vá lhe dizer que está aqui?
18.12   Pode ser que logo que eu sair daqui o Espírito do SENHOR o leve para algum lugar desconhecido. Aí, quando eu contar a Acabe que o senhor está aqui, e ele não puder encontrá-lo, ele me matará. Lembre que desde menino eu tenho sido um fiel adorador de Deus, o SENHOR.
18.13   Por acaso, não lhe contaram que, quando Jezabel estava matando os profetas de Deus, eu escondi cem deles em cavernas, em dois grupos de cinqüenta, e providenciei comida e água para eles?
18.14   Como é então que agora o senhor está me mandando ir dizer ao rei que o senhor está aqui? Ele vai me matar!
18.15   Elias respondeu: — Pelo SENHOR Todo-Poderoso, a quem sirvo, eu prometo que hoje vou me apresentar ao rei.
18.16   Então Obadias foi encontrar-se com Acabe e lhe contou o que havia acontecido. Aí Acabe saiu para se encontrar com Elias.
18.17   Quando viu o profeta, Acabe disse: — Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!
18.18   — Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! — respondeu Elias. — Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do SENHOR Deus e adoraram as imagens de Baal.
18.19   Portanto, ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal e os quatrocentos profetas da deusa Aserá que são sustentados pela rainha Jezabel.

4 comentários:

  1. MARIO
    Deus capacitou Elias de tal maneira que perante a qualquer pessoa da terra sua autoridade era reconhecida, por bem ou por mal... Deus nos capacita para cumprirmos nossas missões, temos que ter fé para receber Dele nossos dons

    ResponderExcluir
  2. Nesta passagem o que me chama atenção, e como distorcemos o CERTO e ERRADO. Quando estamos longe do Deus vivo o nosso senso de justiça e do que é correto, vai se deteriorando. Para Acabe a culpa era do profeta Elias, pelo povo estar passando fome e sede, e por seus animais estarem morrendo. Mas olhe a incoerencia! Se Baal era o deus das plantações, porque não imputar a culpa a ele. No fundo Acabe sabia que baal não apitava nada.Só existe um unico DEUS, aquele que nos criou.

    ResponderExcluir
  3. Deus está procurando pessoas ousadas como Elias e Prudentes como Obadias.

    Pessoas que estejam dispostas a arriscarem suas vidas pra cumprir a ordem de Deus. Renunciando a sí mesmo como Elias ( Acabe queria matar Elias).

    ResponderExcluir
  4. Lendo sobre o profeta Elias aprendi que ele era um homem humilde e determinado.
    Mas o que me chamou atenção neste capítulo foi o posicionamento do mordomo Obadias que mesmo servindo a um rei tão ruim como o rei Acabe e vivendo em uma sociedade idólatra e pervertida não se deixou contaminar e permaneceu firme no propósito de servir a DEUS com fidelidade,mesmo que isso pudesse custar a sua vida.
    Pensando a respeito disso percebo o quanto somos fracos.Quando passamos por determinada situação pensamos logo em desistir.

    Vivemos numa sociedade nem um pouco diferente (espiritualmente)daquela época e muitas vezes não temos força suficiente para resistir as tentações no nosso dia a dia e acabamos nos contaminando com as coisa desse mundo.
    Precisamos renunciar ao pecado todos os dias,temos que fazer a diferença.

    Deus me fortalece para que eu possa vencer o mal e me achegar a ti mais e mais a cada dia.Amém.

    ResponderExcluir