Páginas

5 de janeiro de 2012

Leitura Diária " Os Ídolos e o Senhor " (05/01)


Jeremias 10:1-25

10.1   Povo de Israel, escutem a mensagem de Deus, o SENHOR, para vocês!

10.2   Ele diz: “Não sigam os costumes de outras nações. Elas podem ficar espantadas quando aparecem coisas estranhas no céu, mas vocês não devem se assustar.

10.3   A religião dessa gente não vale nada. Cortam uma árvore na floresta, e um artista, com as suas ferramentas, faz um ídolo.

10.4   Então o enfeitam com prata e ouro e o firmam com pregos para que não caia aos pedaços.

10.5   Esses ídolos não podem falar: são como um espantalho numa plantação de pepinos. Eles têm de ser carregados porque não podem andar. Não tenham medo deles: não podem fazer mal, nem podem fazer bem.”

10.6   Ó SENHOR Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande, e o teu nome é poderoso.

10.7   Quem não te respeitará, ó Rei de todas as nações? Tu mereces todo o respeito. Não há ninguém como tu entre todos os sábios das nações.

10.8   Todos os seus sábios são ignorantes e tolos. Será que os ídolos de madeira podem lhes ensinar alguma coisa?

10.9   Esses ídolos são folheados com prata da Espanha e com ouro de Ufaz; tudo é trabalho de artistas. Os seus vestidos são roxos e vermelhos, feitos por tecelões habilidosos.

10.10   Mas o SENHOR é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo, o Rei eterno. Quando o SENHOR fica irado, a terra treme; as nações não podem suportar a sua ira.

10.11   Digam às nações que os deuses, que não fizeram a terra e o céu, serão destruídos. Eles desaparecerão completamente da terra.

10.12   Pelo seu poder, o SENHOR Deus fez a terra; com a sua sabedoria, ele criou o mundo e, com a sua inteligência, estendeu o céu como se fosse uma coberta.

10.13   Quando Deus dá ordem, as águas rugem no céu. Ele manda as nuvens subirem dos fins da terra. Ele faz o raio para a chuva e manda o vento sair dos seus depósitos.

10.14   Diante disso, todos os seres humanos são tolos e ignorantes. Todos os artistas ficam envergonhados com os ídolos que fazem, pois são deuses falsos, deuses que não têm vida.

10.15   Não valem nada; são uma tapeação. Serão destruídos quando o SENHOR vier castigá-los.

10.16   O Deus de Jacó não é assim; foi ele quem fez todas as coisas e escolheu Israel para ser o seu povo. O seu nome é SENHOR, o Todo-Poderoso.

10.17   Moradores de Jerusalém, a cidade está cercada pelos inimigos! Peguem as suas trouxas,

10.18   porque agora o SENHOR vai jogar vocês para fora desta terra a fim de que venham a ter juízo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

10.19   O povo de Jerusalém grita: “Estamos gravemente feridos! As nossas feridas não querem sarar! E nós pensávamos que podíamos agüentar estas coisas!

10.20   As nossas barracas estão destruídas, e as cordas que as seguravam arrebentaram. Os nossos filhos partiram, foram todos embora. Não sobrou ninguém para armar as nossas barracas de novo, e não há ninguém para colocar as cortinas.”

10.21   Eu respondi: “As autoridades são tolas: não pedem que o SENHOR Deus as guie. Foi por isso que elas fracassaram, e o nosso povo foi espalhado.

10.22   Escutem! Acabam de chegar notícias! Há uma grande agitação num país do Norte. O seu exército vai fazer com que as cidades de Judá virem um deserto, um lugar onde vivem os lobos.”

10.23   Ó SENHOR Deus, eu sei que o ser humano não é dono do seu futuro; ninguém pode controlar o que acontece na sua vida.

10.24   Ó SENHOR, corrige o nosso povo, mas não sejas duro demais. Não nos castigues quando estiveres irado porque aí acabarias com toda a nossa gente.

10.25   Derrama a tua ira sobre as nações que não te adoram, sobre os povos que te rejeitam. Pois mataram a nós, os descendentes de Jacó, e arrasaram o nosso país.

3 comentários:

  1. Cristão, SIM
    Idolatria, NÃO

    As pessoas em geral são Visualistas e Ouvintes, é aquilo, acredita no que ver e ouve, e, com isso, são levados em ventos de doutrina. Hoje em pleno século vinte e um, os homens gostam de ouvir a manifestação dos demônios e isso desagrada tremendamente nosso Pai. A palavra diz que é melhor agradar a Deus do que aos homens, e, que a alegria do Senhor é a nossa força e porque não servir a Deus e alegrá-lo, para sermos fortes. A escritura diz que nos finais dos tempos, apareceram muito falsos profetas e é muito importante despertamos para palavra de Deus, amando-o, adorando-o, e, obedecendo. Que Deus tenha misericórdia de nos.

    ResponderExcluir
  2. Deus tem o controle de todas as coisas em suas mãos só ele pode nos abençoar.Não nos deixemos enganar por falsos deuses,pois esses não tem nenhum valor.
    O nosso Deus é VERDADEIRO e ELE VIVE!!!
    VAMOS ADORA-LO!!!

    ResponderExcluir
  3. o Versículo 21 diz que o principal motivo para o fracasso de Israel foi não confiar em Deus e pedir a Sua direção.

    Essa falta de direção as vezes traz consequências para o resto de nossas vidas.

    É preciso confiar em Deus e sempre pedir sua direção.

    Com certeza não entraremos no caminho do pecado

    ResponderExcluir