Páginas

6 de janeiro de 2012

Leitura Diária " A Palavra Do Senhor a Judá" (06/01)


Jeremias 17:1-11

17.1   O SENHOR Deus disse: — Povo de Judá, o seu pecado está escrito com ferro pontudo; está gravado com uma ponta de diamante no seu coração e nos cantos dos seus altares.

17.2   Os seus filhos lembram dos altares e dos postes que foram levantados para a deusa Aserá, perto das árvores verdes, no alto dos morros
17.3   e nas montanhas que estão no interior do país. Farei com que os inimigos de vocês levem embora todas as suas riquezas e tesouros por causa dos pecados que vocês cometeram em toda esta terra.
17.4   Vocês terão de abandonar a terra que lhes dei. E farei com que vocês sejam escravos dos seus inimigos numa terra que não conhecem, pois a minha ira é como um fogo e queimará para sempre.
17.5   O SENHOR Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos.
17.6   Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele.
17.7   “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR.
17.8   Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas.
17.9   “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.
17.10   Eu, o SENHOR, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.”
17.11   O homem que ganha dinheiro desonestamente é como a ave que choca ovos que não botou; durante a sua vida, ele perde as suas riquezas e no fim não passa de um tolo.

3 comentários:

  1. o versículo 10 revela exatamente o comportamento de Deus. Ele diz que trata individualmente o coração do homem. Cada pessoa pagará pelo seu mal.

    A nação Judá tinha pecado, mas o Senhor deixou bem claro no v 7, que os que confiam Nele serão abençoados.

    A multidão não é justificativa para o pecado. Viver em pecado em uma escolha. E Deus tratará cada um conforme seu pecado

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitas pessoas crescem e vivem como planta em terra seca, solitária no deserto, são pessoas que não se posicionam diante de Deus.

    Apesar de ser uma triste condição, não é incomum encontrarmos pessoas que confiam na sua própria força, nos seus recursos, na força do tempo, mas que não confiam no Senhor.

    Alguns chegam a dizer: "eu confio no meu próprio coração - faço o que minha consciência manda". Só que o coração é enganoso (vs. 9 e 10).

    Desta forma, aquele que aparta o seu coração do Senhor, acaba na condição de planta no deserto.

    No vs. 7 e 8 - fala sobre as bençãos para aqueles que confiam em SEnhor, devemos estar sempre confiantes em Deus, por que Ele está sempre pronto para nos ajudar e cuida de cada um de nós de uma forma especial.

    ResponderExcluir
  3. O Senhor falava com o povo de Judá através do profeta Jeremias e os orientava sobre quanto o pecado os enganava e consequentemente os levaria a destruição.
    Hoje o Senhor nos ensina através da palavra e diz:
    O coração do homem é enganoso.Salomão disse em Provérbios 4:23 "Acima de tudo,guarda o seu coração,pois dele depende toda tua vida."
    O Senhor nos ensina também que não devemos confiar em homens.Porém se tivermos fé e confiarmos NELE seremos abençoados e prósperos em tudo que fizermos.
    Nunca devemos nos afastar do SENHOR.

    ResponderExcluir